segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O que é a famosa Dieta Dukan?


Graças ao uso da internet, seguir a Dieta Dukan anda cada vez mais fácil e cada vez mais acessivel. Mas antes de mais nada, vamos explicar em que consiste essa famosa dieta.

A ideia inicial é cortar os carboidratos de nossa alimentação e reduzir o consumo de gorduras e depois ir inserindo o carboidrato gradativamente ao longo do tempo e com base no peso desejado.

Sendo assim, a dieta é dividida em 4 fases:

Fase 1- Ataque (de 3 a 10 dias no máximo) - Descubra aqui
Fase 2 - Cruzeiro/Transição (até alcaçar o peso almejado)
Fase 3 - Consolidação (10 dias para cada peso perdido nas fases anteriores)
Fase 4 - Estabilização (para o resto da vida)

Fase 1- Ataque (de 3 a 10 dias no máximo)
A fase de ATAQUE é a mais "tensa". Elimana-se por completo todo e qualquer carboidrato do cardápio, restando apenas algumas opções listadas abaixo. No livro, eles informam que não devemos nos preocupar com as calorias consumidas ao final do dia, pois quanto mais comemos, mais nosso organismo vai precisar trabalhar para digerir. De qualquer forma, como uma boa menina, me segurei e não deixei passar de 200g de carne no almoço.
Alimentos permitidos:
- Carnes magras: vitela, boi, menos o entrecosto e a costela, grelhados ou assados sem gordura
- Os cortes: fígado, rins e linguá de vitelo e boi (ponta)
- Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos, azuis, crus ou cozidos
- Todos os futos do mar (mariscos e crustáceos)
- Todas as aves, exceto o pato, sem pele
- Presuntos sem gordura, fatias de peru, frango e porcos magros
- Ovos
- Proteinas Vegetais
- Laticinios desnatados
- Um litro e meio de agua sem sais (minimo)
- Panqueca de farelo de avea ou uma colher e meia de sopa de farelo de aveia no leite ou qualquer laticinio
- Vinte minutos de caminhada obrigatoria todos os dias
- Os adjuvantes: café, chá, infusões, vinagres, ervas aromaticas, condimentos, especiarias, picles, limao (não em bebida), sal e mostarda (com moderação)

Ele cita no livro da coca cola zero e dos chicletes zero de açucar (TRIDENT).

Nada mais é permitido!!!

Dicas Imporantes para não fazer jacada:
  • O consumo de 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia não é opcional! OBRIGATORIO!!!
    Beba muita agua, chá, café e o que mais desejar liquido. Ajuda e muito, viu?
  • Atum enlatado pode sim, só que o natural, não pode ser o "em óleo".
  • A Clara do ovo tem 0% de carboidrato, entretando a gema possui gordura. A sugestão é comer o ovo sem a gema, ou comer quanto menos conseguir. O ovo é peça chave dessa dieta rs
  • Sugere também beber liquidos durante as refeições.
  • Informa que bebidas bem geladas e banhos a 25º fazem bem
     
 Fase 2- Cruzeiro/Transição (até alcançar o peso desejado)

 Nessa fase a perda de peso é mais lenta que a anterior, estima-se uma perda de até 1,5 Kg por semana. É nessa fase que se inicia a inserção de alguns legumes e vegetais na dieta. O livro sugere que para cada dia comendo proteina + legumes (PL), faça-se um dia comendo somente proteina pura (PP). Assim sendo, pode-se fazer 1 PP + 1 PL até alcançar o peso desejado, ou fazer 5PP + 5PL que ao final do mês da no mesmo. Sinta-se a vontade para escolher. Eu achei mais fácil fazer 1PP/1PL.

Alimentos permitidos no dia de PL:

- Tomate
- Pepino
- Rabanete
- Espinafre
- Espargos
- Alho-francês
- Feijão verde
- Couve
- Cogumelos
- Aipo
- Todas as alfaces
- Acelga
- Beringela
- Funcho
- Courgette
- Pimentos
- Cenoura (apenas em 1 refeição por dia)
- Beterraba (apenas em 1 refeição por dia)

Alimentos proibidos
  • batatas
  • arroz
  • milho
  • leguminosas
  • abacate

Dicas Imporantes para não fazer jacada:
  • Ainda não se pode comer nenhum tipo de frutas.
  • Aumenta para 2 colheres de sopa de farelo de aveia.
  • Nessa fase eu comecei a fazer as receitas da galera: panqueca, pão, wrap, bolo de caneca e outros.
  • Farelo e Farinha não são iguais!!! Não se pode efetuar a substituição deles! O farelo de aveia é obrigatorio diariamente!!!!
Fase 3 - Consolidação (10 dias para cada kg perdido)
Nessa fase tudo começa a ficar mais tranquilo. O peso desejado já foi alcançado e agora é hora de se organizar com o objetivo de manter o sucesso alcançado e evitar o efeito sanfona.
Para cada kg perdido nas fases de ataque e cruzeiro, considera-se 10 dias nessa fase. Sendo assim, 20 kg perdidos (minha meta), representa 200 dias na fase de consolidação, ou seja, quase 7 meses.
Assumo ainda não ter estudado muito bem essa fase, tendo em vista que ainda falta muito para eu alcançar a minha meta, mas vou postar o pouco que eu já li na internet. Não li o capitulo do livro sobre essa fase ainda, mas assim que a ler eu voltarei para editar esse post.

Essa fase é dividida em dois momentos: Momento 1 e Momento 2. 
Nessa fase é permitido se alimentar de vegetais e legumes a vontade, sem a necessidade de alternância como na fase anterior e para melhorar, ele te deixa ter duas refeiçoes "festivas" por semana, seguindo somente duas regras: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas.
Além disso, você deverá escolher um dia na semana para se alimentar de Proteina Pura (PP). Esse dia irá se repetir toda semana, mas não fique triste, afinal, uma porção de frutas por dia já começa a ser permitido. Ainda esta proibido comer banana, uva, cerejas e frutas secas. Muito triste, tendo em vista que sou fã número 1 das três frutas.
Lista de Frutas ideais: maçã, morangos, framboesas, melão, melancia, kiwi, pêssego, pêra, tangerinas e manga.
Você é viciado em pão?? Fique feliz!! Eles voltaram!!! É permitido até duas fatias de pão integral por dia  a qualquer hora do dia, exceto a noite. Eu ainda optaria pelo uso do Pão Dukan, mas é muito bom saber que em um momento de correria, o pão integral esta liberado, não?? :)
Gosta de massas?? E do arroz na hora do almoço? Eles também voltaram! Obvio que em doses homeopaticas. É permitido se alimentar de no máximo 2 porções de alimentos amiláceos (ricos em amido) por semana. São eles: massa (máximo de 200g), lentinha, feijão seco, ervilha e grão-de-bico (máximo 150g); arroz e batata (máximo 125g). E para o molho ficar ainda mais gostoso, foi liberado 1 porção de queijo por dia (máximo de 40g), são eles: flamengo, emmental, holandes, gouda, cheddar, suiço. Evite o queijo de cabra e os fermentados como o gorgonzola, o camembert, o brie.
Alimentos permitidos:

- 1 porção de frutas por dia: maçã, morangos, framboesas, melão, melancia, kiwi, pêssego, pêra, tangerinas e manga.
- 2 fatias de pão integral por dia, exceto a noite
- 2 porções de alimentos amiláceos por semana: massa, lentilha, feijão seco, ervilha e grão de bico, arroz e batata
- 1 porção de queijo por dia (max de 40g): flamengo, emmental, holandes, gouda, cheddar, suiço. Evite o queijo de cabra e os fermentados como o gorgonzola, o camembert, o brie
Fase 4 - Estabilização (por toda sua vida)
Agora é festa!!!! Nessa fase existem 3 regras básicas para ser guiada para o resto da vida.
Regras
  1. A fase de Ataque, proteina pura, deverá ser feita 1 vez por semana.
  2. Não utilize elevadores ou escadas rolantes.
  3. Tomar 3 colheres de aveia por dia.
Vamos começar????????

69 comentários:

  1. como assim não utilizar elevador e escada rolante?!

    ResponderExcluir
  2. Oi, sou nova nessa dieta e tenho milhões de dúvidas! vc poderia me ajudar???

    Meu nome é Mayara seu blog foi um achado pra mim!!

    ResponderExcluir
  3. Na fase cruzeiro quantas refeicoes sao pemitidas por dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem limite! Se estiver dentro da lista de permitidos, meta bronca! A proteína acaba te tirando um pouco a fome, você vai perceber isso ao longo do tempo!

      Excluir
    2. Olá! Estou querendo começar essa dieta tb! Seu blog e ótimo! Adorei! Mas me conta uma coisa! Vc deu o start pelo site? Fico com medo de fazer pelo site! O livro que vc falou e um especifico da dieta? Pq tem um que e de receitas num tem? Obrigada! Um abraço e parabéns!

      Excluir
  4. OLÁ!AMEI SEU BLOG..ACHEI ELE AO PESQUISAR SOBRE A DIETA DUKAN..ME DIGA? VC PAGOU AQUELE VALOR DO SITE PARA TER ACESSO ÀS RECEITAS???PODERIA ME AJUDAR??VC TÁ LINDAAAAAAAAAAAAAA, VIU???MEU E-MAIL É RENATA_FRANCO@MSN.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não paguei nao flor! E eu faço um trabalho de apoio a dieta dukan orientando e tirando duvidas, mas eh pago! Qualquer coisa viviane_terra@hotmail.com

      beijos

      Excluir
  5. Pesquisando sobre a dieta na internet me deparei com seu blog!! Incentivo total para o início !! Estou aproveitando o feriado e lendo o livro !! Já vou ao supermercado comprar as coisas para o início!! O problema é que como fora de casa o dia todo...vou ter que me adaptar!!Sou engenheira assim como você, sabe a vida dura que levamos..rs ! Parabéns por ter emagrecido, sei o quanto é difícil. Engordei 18 kg quando morei ai no rio e já me peguei chorando várias vezes decidida a emagrecer , pois a sociedade é muito cruel com as gordinhas...Continue incentivando pessoas !! Vou dando noticias da minha dieta!!Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho flor!!!! Muito feliz que o meu objetivo ao criar esse blog esteja sendo alcancado!!!!! =) Quero saber se comecou de fato a dieta e como anda!!!!!

      Excluir
  6. Em quanto tempo vc perdeu todo esse peso?

    ResponderExcluir
  7. Oi, você tem algum cardápio de exemplo pra nos indicar, não sei o que comer e por onde começar. Como tu fez teu cardápio diário e quando comia sobremesas dukan etc? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço cardapios e dou apoio a dieta dukan, se quiser os serviços, viviane_terra@hotmail.com

      Beijos

      Excluir
    2. Oi Vivi,
      Gostaria de receber. Poderia me enviar. Preciso do seu apoio.
      Preciso iniciar a fase do ataque.
      anafilpo@gmail.com
      Obrigada
      Bjus

      Excluir
  8. A aveia deve ser consumida desde a primeira fase? fiquei em duvida na aveia.. como deve e a porção que deve ser consumida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIm!!!

      1ª fase: 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia
      2ª fase: 2 colheres de sopa de farelo de aveia
      3ª fase: 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia
      4ª fase: 3 colheres de sopa de farelo de aveia

      Beijos

      Excluir
  9. Essa dieta realmente funciona?Pois tenho várias dúvidas e queria que desse resultado logo.Obrigado,se puder ajudar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super funciona!!! Vale a pena! Se fizer direitinho vai arrasar :)

      Excluir
  10. Como posso saber quando está na hora de passar para a proxima fase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fase de ataque: o site www.dietadukan.com.br calcula para vc.

      Fase cruzeiro: até o peso desejado

      Fase consolidação: 10 dias para cada kg perdido, ou seja, eu perdi 23kg, vou ficar 230 dias na consolidação

      Fase de estabilização: eterna!

      Excluir
    2. Obrigada!! Vc recomenda qual livro o normal ou o ilustrado???

      Excluir
    3. eu tenho os dois. o normal é o principal!!!! Super importante e agrega muita informacao que nao vem no outro. O ilsutrado eh mais resumo, otimo para olhar rapido quando se esta com duvida em algo!

      Excluir
  11. Qual a quantidade de laticinios por dia posso comer na fase do ataque ?

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do seu blog,já estou te seguindo.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Vou tentar fazer essa dieta,pois preciso perder mais ou menos isso que você perdeu.Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. ficar sem carboidrato não te deixou desanimada, "mole" e sem força?

    ResponderExcluir
  15. AMEI! Vou começar hoje. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu faço treinos na academia pela manha de 1h30min á 2hs de segunda a sexta e a noite 1 hora de treinos de aero combat a noite nas segundas, quartas e sextas. Eu poderia fazer a dukan sem problemas, ou pelo meu ritmo de treino não é indicado?
    outra duvida que tenho é: quantas refeições diarias seriam na faze ataque e cruzeiro?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Adoreiiiii... Parabéns! Tentei começar a dieta na semana passada, mais eu estava com muitas duvidas e tua explicação me deu uma clareza absurda e já vou começar amanha mesmo, muito melhor assim explicada de uma forma simples e direta..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou flor! OBjetivo alcancado! =) Boa sorte na jornada!

      Excluir
  19. Olá, gostaria de saber uma coisa: O farelo de aveia é para ser usado na fase de ataque também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEVE ser consumido em todas as fases! Eh uma das regras da dieta! A quantidade que vai alterando ao longo do tempo

      Fase ataque: 1,5 colher de sopa de farelo de aveia.
      Fase cruzeiro: 2 colheres de sopa de farelo de aveia.
      Fase consolidação: 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia.
      Fase estabilizacao: 3 colheres de sopa de farelo de aveia.

      Excluir
  20. oi boa tarde eu fiz a fase de ataque durante 5 dias mas eu terminei esses dias e não consegui fazer o PL eu tenho que começar de novo o PP ou eu posso passar para o pl direto faz tres dias que terminei e comi carboidrato

    ResponderExcluir
  21. pode tomar leite desnatado na fase de ataque?

    ResponderExcluir
  22. Olá...
    Primeiro parabéns... estou me preparando pra começar tb...
    Na 1ª fase ATAQUE... pode consumir proteínas vegetais... Feijão pode?
    por exemplo salada de feijão branco..
    e picles... aqueles em conserva industrializados mesmo?
    As proteínas vegetais são a soja, a lentilha, o grão de bico? é isso?
    Esclareça minhas dúvidas por favor.. Obg

    ResponderExcluir
  23. Aprovo e recomendo a dieta...Funciona muito.estou na segunda fase ja eliminei 7 kg.

    ResponderExcluir
  24. A bebida alcoolica pode ser consumida a partir de que fase?

    ResponderExcluir
  25. Gente! Nunca mais vou poder comer castanha do Para? Mas ela não é tudo para a saude?

    ResponderExcluir
  26. Vivi querida!!! simplesmente adorei seu blog.
    Sou mãe trabalho fora faço faculdade aquela loucura não tenho tempo ne de respirar... a não ser da 00:00 as 06:00 rsrsrsr.
    vi que essa dieta não é tão difícil to tomando coragem em começar... vi que vc não pagou aquele valor do site muito boa suas dicas... já ganhou mais uma fã... bjinhos

    ResponderExcluir
  27. olá, estou lendo o livro da dieta e pretendo começar amanhã... sigo seu blog q foi inspiração

    ResponderExcluir
  28. eu mesmo que faço minha rotina de refeiçoes, desde do inicio, sendo injeridos somente o permitido.

    ResponderExcluir
  29. vou começar a dieta na segunda, mas o que posso ingerir no café da manha? e nos lanches intermediários?

    ResponderExcluir
  30. Oi, adorei seu blog a sua força de vontade me motivou muito, parabéns!!!!
    Eu comecei a fazer esta dieta a pouco tempo, e acabei de entrar na fase 2. Eu estou te seguindo no seu blog, e gostaria de te-la no meu blog tb, se possível...
    segue o endereço do meu blog: http://dietasaudavelpravoce.blogspot.com.br
    como disse parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá!descobri seu blog, procurando a receita do brigadeiro..estou na segunda fase, posso comer o tal fast brigadeiro...e mais...se como a panqueca, não preciso tomar o farelo ..é isso ??Obrigada...vc é um incentivo!!!

    ResponderExcluir
  32. Vivi, estarei iniciando dia 01/02 esta dieta e espero conseguir você foi uma inspiração pois me sinto igual a vc e pior tenho cobranças por meu peso até mesmo por parte da minha família.

    Beijos... Tamara Freitas

    ResponderExcluir
  33. Olá! na fase de ataque são permitidas proteínas vegetais. Será que posso tomar leite de soja? tipo Ades 0% de aç~ucar? Obrigada. Bsj

    ResponderExcluir
  34. Oláaaa ... Sou nova por aqui ... vi seu blog e me interessei, pois você conta sua experiência de forma prática.
    Tenho 28 anos (Quase 29,rs), 1 filha linda de 1 ano e 2 meses e 30kg a mais do meu peso ideal (Tenho 1,59 e a ultima vez que me pesei estava 85kg).
    Cheguei a fazer a Dieta Dukan, mas parei por que comecei a me sentir muito mal e colocaram a culpa no Dukan,rsrsrs, mas quero voltar a fazer ....
    Então ai vai a minha pergunta: Quando eu fiz a Dieta, completei 10 dias de ataque. Para retomar a dieta, faço a etapa Ataque ou passo pra Cruzeiro??

    Beijos e Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi, lindona! Acabei de começar a fase de consolidação dos 10 quilos perdidos e estou seguindo o livro à risca e muitoo feliz. Só pra esclarecer e não ficar dúvidas o pão integral esta liberado nessa fase em qualquer horário, podendo ser consumido à noite sim. Ta no livro ilustrado! Bjossss

    ResponderExcluir
  36. Amei seu blog...Amei a dieta, mas estou totalmente perdida...Na fase ataque segue-se só um cardápio?

    ResponderExcluir
  37. Na fase ataque pode substituir café da manhã ou janta pelo shake? como por exemplo da Herbalife?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra Somente o que está na lista no caso Herbalife qualquer outro shake não esta liberado, essa dieta pelo seu início ser protéica, quando consumidos somente tal grupos de alimentos no caso proteínas nosso corpo entra em cetose que significa que não armazenamos gorduras mas sim a eliminamos.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Olá! Comecei a dieta Dukan em 03/03/15 e perdi apenas 1 kg nos 6 dias da fase se ataque. Achei pouco e atribui isso ao fato de não ter praticado o exercício e não ter comido o farelo de aveia. Pode ser isso mesmo? Confesso que fiquei um pouco desanimada!

    ResponderExcluir
  40. Na fase ataque vc ficou com mau cheiro na BoCa?
    Visita meu blog quando puder também
    www.procrastinarnao.blogspot.com

    Beijo Lara

    ResponderExcluir
  41. oi querida adorei seu blog,,,só queria tirar uma dúvida o leite em pó desnatado pode comer quanto...por dia na ataque

    ResponderExcluir
  42. Muito bom os seus esclarecimentos. Só gostaria de saber se esse tipo de dieta também serve pra quem malha pesado na academia, principalmente porque não tem carboidratos nem gordura. Vi outro artigo interessante e fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
  43. Minha amiga VIvi, parabéns pelo blog vou começar a fazer essa dieta, meu médico me proibiu de comer carboidrato :( .
    Comecei cortando pão e massas em geral.
    Já estou terminando a segunda semana da (dieta do Messias hahah...) Mais pelo o que eu estou lendo aqui minha dieta não está a zero carboidrato pois estou comendo banana e laranja no café e na janta.
    Vou no supermercado hoje comprar os ingredientes para começar a fazer as receitas fáceis. Bjs !!

    ResponderExcluir
  44. oi vc poderia me ajudar eu perdi 3 kl no ataque ,no calculo que fiz no sate dukan se eu perdese 2,33kl eu tinha que ficar 159 dias agora como fasso pra saber quanto dias tenho que ficar no cruzeiro

    ResponderExcluir
  45. Oi, pode comer gelatina diet na fase de ataque?

    ResponderExcluir
  46. encontrei o livro no drevi ae vai o link
    https://drive.google.com/file/d/1I1JZSUqwu68cPeLlGtKKSR0UlZXV7KU3_FpJS1iZLToF4O4qOehcr8QJWV_b/edit?pli=1

    ResponderExcluir
  47. Lucianafigue@yahoo.com.br29 de janeiro de 2017 às 05:31

    Vivi, por favor me esclareça uma dúvida : cerveja é permitido?

    ResponderExcluir
  48. Oi estou com dificuldade do que comer no decorrer do dia, na fase ATAQUE. Poderia me indicar alguns alimentos.

    ResponderExcluir
  49. Estou lendo pra ver se faço essa dieta. Até achei uns cardápios interessantes, como nesse site, mas ainda não me decidi. Mas leu seu post me deu mais alguma informação. Obrigado.

    ResponderExcluir