terça-feira, 9 de abril de 2013

Shirataki: Miojo lowcarb

 
 
Queridas dukanianas e dukanetes,
 
eis que encontro o tão chamado macarrão japonês shirataki, também conhecido como konjac, konnyaku e itokonnyaku. Pelo que andei estudando, ele é feito de água e batata de konhaku e utiliza soda caustica em sua fabricação.
 
Ele é uma excelente fonte de fibra e ajuda a regular o intestino, além de saciar a fome por mais tempo devido a sua capacidade de expansão no estomago.
 
É bem dificil achar aqui no Rio de Janeiro, mas conheco meninas que conseguiram encontrar em uma loja no centro na rua 7 de setembro e umas outras que encontraram no bairro do Recreio, este bem mais caro. Eu encontrei na rua da Liberdade em São Paulo e lá foi super fácil encontrar.
 
É importante salientar que já existe fabricação brasileira deste produto, entretanto, pelo que pude perceber a validade é bem curtinha. Outro detalhe importante é que uma vez refrigerado, o mesmo não pode voltar a ficar em temperatura ambiente. Ou seja, se você estiver comprando em outro estado, não compre os shiratakis que estejam na área dos frios.
 
Quando vi a primeira vez o pacote deste miojo, eu não havia percebido que ele ficava armazeado em meio aquoso e isso para mim foi um susto. Pensei que seria fácil transportar e simplesmente quebrei a cara.
 
Como preparar o shirataki?
 
Em conversa com a gerente do supermercado japonês, ela me contou que para tirar o forte cheiro do  conservante do macarrão, era preciso jogar todo o liquido que vem no pacote fora e ferver o macarrão em água fervendo por cerca de 15 minutos. Ela indicou colocar um pouco de shoyo diretamente no macarrão depois e então colocar o molho de sua preferência.
 
Tipos de Shirataki
 
Eu comprei 3 tipos de produtos a base de batata de konhaku e vou ser bem sincera, não sei a diferença entre eles. Até agora eu só experimentei o macarrão de shirataki, mas eu também comprei dois tipos de concentrado de cores diferentes. O valor do macarrão era de R$ 7,15 o pacote com 300g enquanto os concentrados me custaram R$ 3,85 o pacote com 250g cada. A gerente me indicou a fazer lasanha com esse concentrado. Antes de ferver, devo cortar como eu quiser, seja em formato de macarrão, seja em formato de lasanha, e ai dar andamento na preparação da mesma. Ainda não experimentei estes concentrados, mas volto aqui para dar a minha opinião depois.
 
Minha opinião sobre o shirataki
 
Então, eu particularmente não sou muito fã de macarrão, então pensei que não fosse gostar muito. Para ser sincera? Eu gostei bastante! O macarrão não possui muito sabor. Me lembrou um pouco o miojo sem tempero (geralmente eu comia sem tempero pois sou alérgica). Da para dar uma caprichada no tempero do molho e ai sim fica bem gostoso. Eu não senti nem gosto e nem cheiro forte como pensei que fosse sentir . Eu indico para os taradinhos por massa de plantão, mas devido ao custo do produto, eu deixaria para última instância.
 
 
 
 
PS: O shirataki pode ser consumido em todas as fases da dieta dukan. Os médicos indicam não ultrapassar o consumo de 200g por dia desse macarrão devido a sua preparação ser realizada com soda cáustica.
 

36 comentários:

  1. Oi Vivi, no livro "eu não consigo emagrecer" não vi mensão a esse macarrão na fase ataque, mas em pesquisa no site do Dr. Dukan vi que ele é liberado na fase ataque sim. E ai? é ou não é? hehehe
    Você chegou a se cadastrar para fazer aquele acompanhamento on line no site dietadukan?

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é liberado sim xuxu! A sua composição é basicamente água. Só cuidado com o exagero, pois como ele tem soda caustica na sua fabricação, pode gerar problemas intestinais. Os medicos indicam consumir no maximo 200g dele por dia. Os japinhas são viciados nesse macarrão kkkk é tipo o miojo dos universitários lá!

      Excluir
    2. Dieta Dukan Brasil
      Estão dizendo por aí que existe um macarrão que ajuda a emagrecer. É verdade.

      O Shirataki ou macarrão de Konhaku é um alimento rico em fibra e um forte aliado na luta contra o sobrepeso.

      Ele pode ser consumido em todas as fases da Dieta Dukan. Leia mais no site: http://bit.ly/10vOHRI

      Excluir
    3. No livro está como "Konhaku", é liberado na fase ataque! Quero provar! :D

      Excluir
    4. Uma dica pra quem esta querendo perder peso, moro no Japão há 25 anos o konhaku e todos os dias os japas consomem de todas as maneiras mas eu aprendi com uma japa o seguinte
      Pegue a peça de konhaku e faça varios cortezinhos dos dois lados regue shoyu e filetes de alho e pouquíssimo óleo e frite.... "meu" lembra um bifinho rale daikon e só saborear bom demais viu!!!

      Excluir
  2. Opa ! Estou iniciando no Dukanismo! Sera que agora vou emagrecer! Como trabalho com refeicoes estou pensando em elaborar receitas e congelar pra entregar pra quem nao tem tenpo ou nao sabe cozinhar! Sou de Santos mas tenho clientes em Sp Campinas!!!! O que acham ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congelar comida dukaniana é meio complicado, a maior parte dos ingredientes é perecivel! Mas voce pode tentar! O shirataki por exemplo não rola pq estraga :/ mas eu adorei a ideia de um delivery rs =P vc poderia fazer as refeicoes e entrega-las diariamente de manha! Eu venho trabalhar com todo o lanche para o dia, menos com o almoço que como na rua!

      Excluir
    2. Opa, sou de campinas e se for fazer esse serviço entre em contato. Abraço e boa sorte.
      http://dukasal.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Um serviço delivery de comidinhas Dukan seria PERFEITO!

      Excluir
  3. Eu também sou de Santos e me interessei pela sua idéia. Como contatar você?

    ResponderExcluir
  4. Dica para o Shirataki! Para evitar que macarrão "chore" muito, após escorrer de um "susto" no mesmo em uma frigideira bem quente, com apenas um filete de azeite para retirar o excesso de água! Vai ficar sequinho feito miojo e não liberará tanto líquido!

    ResponderExcluir
  5. Oi, você sabe onde no centro do Rio encontraram o macarrão?

    Eu mudei para o Rio recentemente, em SP era muito fácil de encontrá-lo. Preciso dele aquii :)

    Obrigada e beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Gávea Integral você pode encomendar.

      Excluir
    2. Achei no flamengo...
      Mercearia meijo
      r. Marques de abrantes 222 flamengo tel.25513051

      Excluir
  6. Boa tarde, vc sabe qual a altura da rua 7 de setembro no Rio de Janeiro a pessoa comprou? Tá impossível achar esse macarrão. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Parece que em Copacabana tem, numa loja de produtos orientais, na RUa Souza Lima, quase esquina com Av. Copacabana.

    ResponderExcluir
  8. Querida, vc já emagreceu qtos quilos???
    Estou para começar a dieta, porem fim do mes tenho 3 festas importantes,
    ai quebrar nao pode né...entao acho que irei começar depois.
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei na loja Via Verde - Produtos Naturais - RJ só achei um pouco caro, custou 13,00

    ResponderExcluir
  10. Onde consigo encontrar o shirataki aqui no Rio de janeiro mais em conta?
    achei por R$13,00 e achei meio caro!

    ResponderExcluir
  11. Olá hoje fiz lasanha com a massa de konhaku, Aqui em casa não gostamos. Esta semana vou fazer o macarrão. Depois te digo, estou mais otimista com a macarronada. Até

    ResponderExcluir
  12. vivi não estou localizando o • sashimi + raiz forte

    ResponderExcluir
  13. Rio De Janeiro. Shirataki pode ser comprado na loja oriental na Rua Paissandú por $R10,00 sempre tem, tmbm em pacotes de massa sóçida com algas.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Estou começando agora no dukanismo e estou mega interessada no konhaku / shirataki. Alguém sabe onde comprá-lo em Campinas / Valinhos / Vinhedo - SP? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, tudo bem?
      Em Campinas eu comprei no Empório Nashi, na Av. José Bonifácio. Parece que eles recebem toda quinta-feira.

      Excluir
  15. Respondendo à minha própria pergunta, encontrei no Russi de Vinhedo.

    ResponderExcluir
  16. Não achei em Salvador. Algurm sabe??

    ResponderExcluir
  17. Pra quem mora na zona sul rio de janeiroAchei no flamengo...
    Mercearia meijo
    r. Marques de abrantes 222 flamengo tel.25513051

    ResponderExcluir
  18. Onde posso adquirir o konhaku? Moro na cidade de Pelotas (RS) e já procurei, sem sucesso... Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  19. O que faço se não comer no mesmo dia todo o conteúdo do pacote. Posso guardar na geladeira para o outro dia.

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, para quem procura o macarrão Shirataki, acabou de chegar o importado do Japão na loja Konbini: http://www.konbini.com.br/macarrao-shirataki-branco-konnyaku-dkk-300g

    ResponderExcluir
  21. ESSE ENDEREÇO NA SETE DE SETEMBRO É EM QUAL LOJA???

    ResponderExcluir
  22. Alguem sabe onde encontro Shirataki em São Paulo? mande me um email, ficarei eternamente grata: roselineuge@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Muitooo bom!
    Comer sem pesar na consciência e na balança não tem preço apaixonadaaa RS..

    ResponderExcluir